ANÁLISE DOS EFEITOS CRIADOS PELAS ESTRATÉGIAS EMPREGADAS NOS ELEMENTOS PUBLICITÁRIOS AUDIOVISUAIS DO LONGA “BARBIE” NO PÚBLICO

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0187-8

Título do Trabalho
ANÁLISE DOS EFEITOS CRIADOS PELAS ESTRATÉGIAS EMPREGADAS NOS ELEMENTOS PUBLICITÁRIOS AUDIOVISUAIS DO LONGA “BARBIE” NO PÚBLICO
Autores
  • Isa Araujo Oliveira
  • Paolo D'Alexandria Bruni
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.unijorge.com.br/anais/xivsiuni2023/749174-analise-dos-efeitos-criados-pelas-estrategias-empregadas-nos-elementos-publicitarios-audiovisuais-do-longa-barbi
ISBN
978-65-272-0187-8
Palavras-Chave
Cinema, audiovisual, trailer, teaser, publicidade
Resumo
Aclamado pela crítica e amado pelo público, "Barbie" de Greta Gerwig, foi a maior bilheteria de 2023, com público voltado principalmente para o feminino, mas atingindo uma massa diversa. O filme tornou-se um fenômeno já pelas primeiras peças audiovisuais promocionais de divulgação, como o teaser trailer, lançado em dezembro de 2022, iniciando o processo publicitário, e o trailer oficial, além de outros materiais publicitários, como posters e vídeos experimentais comerciais. Em sua definição, o trailer, e todas as duas variações, é uma peça audiovisual que está entre o cinema e a publicidade, com uma narrativa e os demais elementos cinematográficos, mas também com elementos de divulgação da obra, principalmente data ou período de lançamento do produto final. Ou seja, a finalidade do trailer não é a mesma da obra final, sendo seu objetivo principal a venda do produto. Com isso, analisando pela perspectiva do cinema, podemos entender o interesse do público pela obra desde seu anúncio. Pensando nisso, neste artigo iremos analisar as estratégias da construção do efeito causado no público, a criação da sedução e da expectativa, utilizando os elementos cinematográficos, tais como a música, as cores, os planos, os movimentos de câmera e outros, por meio de uma análise comparativa entre o primeiro teaser e o trailer oficial, ambos para fins publicitários, criando a empolgação e o convite às salas de cinema, entender suas similaridades e diferenças, e como esses elementos são usados para se comunicar com o expectador.
Título do Evento
XIV SIUNI- Simpósio de Iniciação Científica Unijorge
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV SIUNI - Simpósio de Iniciação Científica Unijorge
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Isa Araujo; BRUNI, Paolo D'Alexandria. ANÁLISE DOS EFEITOS CRIADOS PELAS ESTRATÉGIAS EMPREGADAS NOS ELEMENTOS PUBLICITÁRIOS AUDIOVISUAIS DO LONGA “BARBIE” NO PÚBLICO.. In: Anais do XIV SIUNI - Simpósio de Iniciação Científica Unijorge. Anais...Salvador(BA) Unijorge, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XIVSIUNI2023/749174-ANALISE-DOS-EFEITOS-CRIADOS-PELAS-ESTRATEGIAS-EMPREGADAS-NOS-ELEMENTOS-PUBLICITARIOS-AUDIOVISUAIS-DO-LONGA-BARBI. Acesso em: 18/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes